segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Fashion & Science




Designer alemã reinventa a alta-costura com roupas de leite
Com seis litros de leite é possível produzir um vestido que é vendido entre 150 a 200 euros. O Qmilch é a nova aposta ecológica da designer alemã, Anke Domaske.


O fabrico do Qmilch é ecológico, e pode apresentar vantagens ao nível da saúde. Feito totalmente de materiais naturais, contém amino-ácidos anti-bacterianos e de anti-envelhecimento, e pode ajudar a regular a circulação sanguínea e a temperatura corporal.
Foi Anke Domaske, uma designer alemã de 28 anos, que desenvolveu esta fibra através de concentrações elevadas de uma proteína do leite, sendo este o primeiro tecido a ser desenvolvido completamente sem a utilização que químicos.
Em declaração à Agência Reuteurs Domaske disse "Parece seda e não tem cheiro - pode ser lavado como qualquer outra coisa".

Actualmente, as roupas da Mademoiselle Chi Chi, a marca registada da designer, são feitas de uma combinação de fibras, incluindo o Qmilch. O objectivo de Anke Domaske é desenhar a futura colecção e produzi-la inteiramente através da fibra de leite, virando assim toda a sua produção de vestuário para este método. A marca já cativou clientes como Micha Barton e Ashlee Simpson.

A fibra do leite é conhecida desde os anos 30, mas a sua utilização não tem sido a mais ecológica. O Qmilch é feito quase exclusivamente da proteína do leite, sem a adição de substâncias químicas. "Desenvolvemos uma fibra totalmente natural que consiste numa elevada concentração de casein e outros ingredientes naturais - e fizemo-lo em apenas 2 anos", disse Domaske, designer e ex-aluna de Microbiologia.

A proteína usada é extraída de leite em pó, aquecida numa máquina com outros ingredientes naturais e, no final, a sai sob a forma de fios. Segundo Domaske são precisos aproximadamente 6 litros de leite para fabricar um vestido que é vendido entre 150 a 200 euros.

A fibra do leite, pelas suas propriedades anti-bacterianas também pode ser usada em Medicina e na produção de cosméticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário